escritoresamesa.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: José Quitério

 

Editora: Assírio & Alvim

 

Preço: € 17

 

 

Não imaginam como sabe bem aparecerem livros bons fora da época natalícia. Ora estamos perante um desses livros e para o qual temos tempo. E daqueles que temos, à partida, a garantia de ser uma boa obra. O seu autor já nos habituou a uma escrita rigorosa e sabemos que escrita com todo o cuidado, condições para uma obra de qualidade. Já sabia que estava a ser preparada esta edição e fico muito contente de poder, em tempo oportuno, apresentá-la e recomendá-la.

Livro obrigatório para os alunos de escolas hoteleiras como para todos os que se interessam pela história da alimentação, ou da visão que outros nos deixaram de outras gerações.

No livro são apresentados excertos de livros de grandes autores portugueses e para alguns, capítulos especiais como “Eça e o Bacalhau”, “Aquilino e as Batatas” e “Dois Poetas e um Presunto”.

Os escritores vão desde Camões, António José da Silva, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Bulhão Pato, João de Deus, Júlio César Machado, Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Cesário Verde, Fialho de Almeida, Teixeira - Gomes, Albino Forjaz de Sampaio, Aquilino Ribeiro, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, Paulo Duarte, Guilherme Figueiredo até Nicolás Guillén e Rafael Alberti.

Termina com três textos dedicados às obras de Velázquez e a pintura dos seus “Bodegones”, Claude Lorrain como pintor e pasteleiro e Rossini cozinheiro.

José Quitério considera esta obra “uma homenagem sobretudo aos escritores que nem por serem dos maiores deixaram de tratar dum tema que muitos letrados enfatuados (e enfadonhos) consideram matéria menor ou mesmo abominável.”

 

© Virgílio Nogueiro Gomes