votosnet.jpg 

 vitoriamaracatu.jpg

Não é fácil explicar as emoções arrastadas, e em sobressalto, ao assistir de forma controlada, por alguns, à pontuação do júri que iria proclamar o vencedor Maracatu 2011.

Pela segunda vez consecutiva tive a sorte de poder participar nesta festa de descrição difícil. Pela segunda vez participei neste grupo e desfilei no dia da competição e 3ª feira de Carnaval que, apesar de cair uma chuva violenta, percorremos a avenida mantendo a dança e as suas coreografias. Mas o importante foi a classificação final: Maracatu REI DE PAUS é o Campeão de 2011.

Sempre acompanhado, melhor dizendo sempre integrado, na família Cícero Anastácio lá fomos rapidamente para a sede do grupo parabenizar quem lá se encontrasse. Claro que fomos logo recebidos pela Dona Nazira, viúva do saudoso Senhor Geraldo Barbosa, fundador e grande mentor deste Maracatu. Espontaneamente lhe disse: hoje quero o Caldo”. Este caldo que eu batizei de “Caldo da Dona Nazira” é a minha referência gastronómica desta partilha e encontro de gentes, e de culturas. Aparecem depois os seus filhos Francisco (Bebeto) e Pedro Paulo.

Sabe muito bem celebrar vitórias quando todos nos esforçámos por fazer o nosso melhor. No próximo ano haverá mais.

© Virgílio Nogueiro Gomes