(Jarrete de Borrego)
A festa continuou. Hoje é o dia do Turismo do Centro e o almoço foi servido pelo restaurante “Papa Figos” do Hotel Fonte Santa de Monfortinho. A chefia da cozinha é do jovem chefe Mário Ramos.
Abriu com “Uma canjinha de bacalhau de cura Tradicional Portuguesa com poejos e chícharos a flutuar”, depois “Os melhores cogumelos silvestres Beirões simplesmente grelhados… ah, e com ares de segurelha”, e como carne “Que rico jarrete de borrego da Beira IGP em estufado lento de seis horas sobre migas de fradinhos!”. Para final, e muito doce, “Tortinha de requeijão da Beira Baixa, e Doce de Abóbora, Molho de Travia e Frutinhas”. Ainda para acompanhar o café, Ovos Moles de Aveiro IGP, Pastéis de Tentúgal, Pastéis de Vouzela, Pastéis de Mangualde e Nevadas de Penacova. Para acompanhar a refeição foram servidos: “Quinta das Bágeiras Espumante Reserva Branco 2007, Diga? Branco 2008 da Campolargo Vinhos e Cabriz Reserva Tinto 2005. Naturalmente que não faltou o Licor Beirão.
Para animação em palco contámos com a presença do Grupo Musical Vira-Milho, de Santa Comba Dão, que atuaram também no Palco do Pátio à noite.
© Virgílio Nogueiro Gomes