Dia diferente no Festival. Dedicado à celebração do 10º aniversário da declaração da Gastronomia Portuguesa como Património Cultural. Para o efeito houve uma Sessão Especial com intervenções do Presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo que também é o Presidente do Festival, Dr Joaquim Rosa do Céu, do Presidente da Direção da AHRESP Comendador Mário Pereira Gonçalves, da Engenheira Ana Soeiro, Secretária-Geral da QUALIFICA, da Dra Madalena Carrito Presidente da Direção da Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, do Dr Sancho Silva docente da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e do Dr Vitor Neto, ex - Secretário de Estado do Turismo na data da resolução de Conselho de Ministro que atribui a classificação à nossa Gastronomia.
Não vou alongar-me descrevendo as intervenções. Apenas divulgar o final feliz: Formação de um Movimento Cívico para a Defesa do Património Gastronómico.
Seguiu-se um almoço buffet com apresentação de iguarias de todas as regiões gastronómicas portuguesas.
Para jantar fui ao restaurante Estelas, de Peniche, onde comi uma sopa rica de peixe e depois uma salada de polvo. Para sobremesa fui à Tenda de Queijos e Enchidos onde comi requeijão com doce de abóbora.
O dia terminou com um grande espetáculo da fadista CARMINHO.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Foto: Alberto Silva