Começa amanhã o 30º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. A partir do dia 16 de Outubro irei fazer relatos diários do que por aqui vai acontecendo.
Sugiro que desde já consultem o programa disponível no SITE do Festival.
Santarém tem o evento de gastronomia de maior dimensão que se realiza em Portugal, para além de ser o que continua por mais tempo, em calendário, sem interrupções.
O Festival apresenta o mapa quase completo das regiões gastronómicas, exceção para a Madeira que não está presente. Essa mostra desenrola-se através de restaurantes que desde a primeira hora foram apelidados de “tasquinhas”, onde se pode petiscar ou fazer refeições tradicionais. No Festival encontra ainda um pavilhão de doçaria e outros espaços dedicados aos Produtos, desde queijos aos enchidos. Ainda a presença do Vinho, e uma zona de Artesanato. Decorre desde o primeiro dia um Concurso do Petisco podendo os consumidores votar e habilitarem-se a prémios.
Amanhã inaugura-se o Festival com um almoço especial de Comemoração dos 100 Anos da República, organizado pelo Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e confecionado pelas Equipas Olímpicas de Culinária. À noite teremos a atuação da Orquestra Santos Rosa, de Santarém.
Venham todos ao Festival.
Escrito segundo Acordo Ortográfico