(José Cordeiro e parte da equipa do Hotel Altis Belém)
Hoje é sábado dia 17 e esta crónica serve especialmente para vos lembrar que ainda têm o fim-de-semana para descobrirem os encantos do PEIXE em Lisboa.
Ontem estive mais sossegado e almocei bem sentado e abastecendo-me apenas no balcão do ALTIS Belém que tem na chefia da cozinha o meu amigo e “afilhado” José Cordeiro. Comecei com uma “Salada de Arroz com Legumes e Atum”, depois um “Arroz de Peixe com Gambas e Coentros” e terminei com “Arroz Doce com Espuma de Lima”. Foi a primeira vez que fiz a refeição completa do mesmo restaurante. Não saltei, nem me cansou o facto de todos os pratos serem confeccionados com arroz. Carolino naturalmente. Os que me conhecem sabem bem da minha “afición” pelo arroz.
Foi um dia especial de encontro com amigos e oportunidade para por as conversas em dia.
Depois do almoço fui assistir à apresentação e discussão sobre a qualidade dos peixes, pondo em evidência o sabor e textura do peixe selvagem ou de criação. Seguiu-se uma prova de degustação com peixes idênticos mas com origens diferentes e foi, como habitualmente, comprovada a dificuldade de identificação da origem dos peixes, mesmo com especialistas no grupo de provadores. A confecção dos peixes, e apresentação esteve a cargo do Chefe Bertílio Gomes.
Foi ainda apresentado o selo CCL, que quer dizer Comprovativo de Compra em Lota. Do simpático documento em forma de sardinha, transcrevo:
- “É um produto controlado desde a sua origem, o CCL permite-lhe verificar a origem e identificar o método de captura do pescado.
- É um produto capturado a pensar no futuro, é da costa portuguesa, reduzindo o gasto energético associado ao seu transporte. Respeita o tamanho de cada espécie, facilitando assim o consumo responsável.
Procure este selo, pois é garantia que o seu peixe: é fresco, é da costa portuguesa, é de perto, é melhor, é controlado desde a sua origem, é capturado a pensar no futuro, respeitando os tamanhos e quantidades estabelecidos por lei.”
Antes de assistir à apresentação de Alex Atala, a quem dedicarei uma próxima crónica, ainda fui à Fortaleza do Guincho comer “Polvo Marinado, legumes confitados, bivalves da Ria Formosa”, servido com uma fatia de bom pão. Depois provei alguns gelados do Bertílio Gomes.
Aproveitem os últimos dias.
BOM APETITE.
© Virgílio Nogueiro Gomes