A Chamuçaria

 

 

chamuç1 

 

Quando soube que havia um restaurante cujo produto principal é a chamuça fiquei imediatamente curioso, especialmente para compreender como se faz uma refeição em variações de chamuças. Habituámo-nos a que as chamuças são uma entrada, ou um petisco.

O país que mais gostei de conhecer no mundo foi a Índia. Provei várias e esforço-me sempre por saber algo mais sobre o que como. E alguém me terá informado de que as chamuças terão vindo do Império Persa há muitos séculos. Para começar, devo desde já informar que o primeiro teste de avaliação de uma chamuça começa pela massa externa e depois o equilíbrio com o recheio e o tempo de fritura para que a sua massa fique estaladiça. Segundo “A Historical Dictionary of Indian Food”, de K. T. Achaya, Oxford India Paperbacks, 2002, a samõsa é um snack frito, consistindo num tostado, triangular camada de massa de trigo envolvente recheada de carne com especiarias ou vegetais. Refere ainda que já no século XIV as chamuças faziam parte da dieta alimentar da aristocracia muçulmana de Delhi. Meio século depois, Ibn Battuta chama-lhes samusak, e descreve-as como fina peças de carne cozinhadas com amêndoas, nozes, pistaches, cebola e especiarias, colocadas dentro de um envelope de massa de trigo e fritas em «ghee». Ghee era uma famosa manteiga que antigamente se fazia a partir de leite de búfala. Parece que terá sido um alimento popular, mas o seu recheio seria enriquecido quando servido nas cortes reais. Quem quiser saber um pouco mais encontra um texto muito bom em “The Oxford Companion to Food” de Alain Davidson, editado por Tom Jaine, 2014, na Oxford University Press.

A Chamuçaria é uma estabelecimento alimentar, cujo emblema gastronómico são as chamuças. Dispõe de nove tipos de recheios para chamuças salgadas e que são facilmente reconhecidas pelas suas diferentes cores. A cada cor, obtida para a massa externa com corantes naturais, corresponde um recheio: vegetais, lentilhas amarelas, batata picante, camarão, choco e lulas, peixe, cabrito, frango e frango picante. As chamuças podem ser acompanhadas com arroz basmáti, com três molhos à escolha: leite de coco, caril ou lentilhas amarelas. O opção também pode ser com salada ou até duas chamuças no pão. Tem também molhos picantes: pimenta verde, pimenta vermelha, tamarindo, e achar de limão ou de manga. Também podem acompanhar com tiras da massa das chamuças, chips de batata doce e chips de mandioca.

Nos doces, temos três soluções com recheio de tarte de maçã, chocolate negro picante e cremosa do chefe.

Este estabelecimento abriu em julho de 2020 e tem na sua gestão Shahid Merali mas a batuta e alma da cozinha está na sua mãe Rosy Daia que garante a tradição indiana depois de uma passagem por Moçambique. Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com as provas e, por isso, recomendo.

Atualmente não se podem fazer refeições no local. Privilegia-se o serviço take away e delivery. Para além das proposta que já citei também dispõem de Caril de Cabrito, Bissi-Bissi de Frango (caril de Amendoim), Camarão Black Tiger em Leite de Coco, Caril de Vegetais, Caril de Lentilhas Verdes, Biryani de Cabrito, Biryani de Frango, Biryani de Camarão, Biryani de Atum e Binyani de Vegetais. E ainda Masala Chai (Chá Indiano), CHEVDO- Deliciosa combinação de arroz tufado, lentilha de grão de bico, amendoim, castanha de caju, batata frita e louro indiano, e KURKURIYA -Tiras salgadas, crocantes e coloridas.

Vejamos agora as provas que fiz:

 

 

 

chamuç2

Chamuças salgadas da esquerda para a direita e de cima para baixo: Vegatais, Lentilhas amarelas, Batatas, Camarão, Choco e Lula, Peixes, Cabrito, Frango picante e Frango.

 

chamuç3

Tiras com a excedente da massa das chamuças

 

chamuç4

Chips de batata doce e mandioca

 

 

chamuç5

Molhos

 

 

chamuç6

Picantes

 

,chamuç7

Chamuças doces, de cima para baixo: Tarte de maçã, Chocolate picante e Cremosa do chef

 

 

 

 

chamuç8 

Prateleiras do espaço Mercearia

A CHAMUÇARIA

Rua Prof. Carlos Teixeira, 7A

1600-608 Lisboa

Tlfs : +351 211 920 777 +351 932 398 021 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.