Receita de Empadão de Peixe
Não é meu hábito dar receitas. Desta vez, e pelo período alargado de comer em casa por força do confinamento obrigatório, comecei a publicar no Instagram as refeições que preparava. Os comentários e os pedidos da receita que me enviaram levam-me a, hoje, ensinar a fazer este prato a partir de fotos passo a passo. Esta receita foi por mim criada em 1992 para a Revista “Marie Claire” e era preparada com bacalhau. Foi para uma edição da revista que me solicitaram receitas fáceis com produtos ou pré-preparados, de finalização não complexa, e para improvisar e receber os amigos em casa sem ter de passar muito tempo na cozinha.
Vejamos a receita a partir de fotografias com legendas explicativas:
O pirex é o equipamento necessário para organizar o prato. Estamos na fase final das pequenas preparações. Neste momento deve ligar-se o forno para 170 ou 180º. Barra-se muito bem com manteiga, pode fazer com margarina, mas não é a mesma coisa.
Coloca-se metade do puré no fundo do pirex. O puré é instantâneo e eu gosto de utilizar o da “Maggi”. Apenas junto água, e sou generoso a juntar colheres de manteiga até ficar bem macio, e tempero com noz moscada.
Faz-se uma cebolada com azeite e juntam-se folhas de espinafres crus. Quando este estiverem moles juntar camarão descascado e congelado, não o deixando cozer. Colocar este preparado sobre o puré, e regar com mais um pouco de azeite. O azeite escolhido foi o "Segredos do Côa" Premium.
Com filetes de pescada congelada, usei “Pescanova”, que deixei descongelar com sumo de limão e gengibre em pó, depois dei-lhes uma escaldadela e colocam-se sobre a nossa cebolada. Temperei com pimenta verde seca e partida no almofariz. Também se pode fazer com bacalhau, mas deixo-o cozer até lascar. Coloco-o em lascas.
Com ovo cozido previamente, corta-se às rodelas e coloca-se sobre os filetes de pescada.
Vamos fechar o nosso empadão com o restante puré e alisa-se com uma espátula.
Polvilha-se com pão ralado, este feito grosseiramente com tostas no almofariz. Também de pode pincelar com ovo batido. Sobre o pão ralado umas pequenas nozes de manteiga. Se vão receber visitas mais tarde podem conservar no frigorifico e só colocar no forno na altura de ir comer.
Vai ao forno, durante 20 a 30 minutos, a 170/180º.
Vista o empadão começado a cortar.
Servido no prato.
Bom apetite e aproveitem para se distraírem na cozinha. Desta vez foi acompanhado por um rosé da região de Lisboa.
© Virgílio Nogueiro Gomes
As marcas citadas no texto não apoiaram esta publicação, são escolhas do autor.