Título: À Moda do Porto
Autor: Hélio Loureiro
Editora: Edições Almedina
ISBN: 978-972-40-6874-9
Mesmo ao acabar o ano de 2016, um atrevimento gostoso em forma de livro de receitas, com textos amorosos para a comida. Não é meu hábito promover livros de receitas. Por isso tentarei evidenciar as razões por que o faço.
Todos conhecemos o bairrismo tripeiro, o entusiamo portista dos que de lá são ou daqueles que lá vivem. As suas tradições são uma constante mesmo no quotidiano. Vivi por quatro vezes no Porto. A sua alimentação continua a ser uma marca de autenticidade, de fartura e de sentido convivial das refeições. E muitos pratos têm a sua marca, à moda do Porto.
Hélio Loureiro é um chefe de mãos cheias, portuense, dotado de uma cultura abrangente e que se pode ver o seu percurso associado às inovações culinárias sem nunca abandonar as tradições. Verdadeiramente um artista que sempre percebeu que não há futuro sem passado e as tradições são o mote para a modernidade. Ora só um grande conhecedor é que é capaz de apresentar com simplicidade, ou confeções ao alcance de todos, tradições seculares sem ruturas na essência da receita, ou das iguarias que a identificam. Também vai à constatação de novos pratos como a francesinha que tantos adeptos a escolhem.
Para completar esta mesa à moda do Porto, Hélio Loureiro convidou amigos que também são chefes de cozinha muito ligados ao Porto: António Vieira, Camilo Jaña, Chefe Cordeiro, Inês Diniz, João Pupo Lameiras, Luis Américo, Marco Gomes e Rui Paula. Também eles apresentam receitas acessíveis às experiências domésticas.
Livro prático, atrativo e com conteúdo muito guloso. Estão de Parabéns o Hélio Loureiro e a cidade do Porto.
© Virgílio Nogueiro Gomes