livrochocolate.jpg

Autor: Carlos Braz Lopes

 

Editora: Casa das Letras

 

Preço: € 16,95

 

Não há nada melhor do que o autor sentir orgulho no que faz. O título demonstra bem a boa disposição que é sua caraterística, e representa o entusiamo que lhe dedica. Já há uns anos que tínhamos sido surpreendidos com “o melhor bolo de chocolate do mundo”, e assistimos ao seu sucesso. Agora é a vez do livro. O livro não é um livro de receitas apesar de muitas constarem no seu conteúdo. O mais importante são as ligações do autor ao chocolate e das suas experiências, e as ligações com as pessoas provocadas pelo chocolate ou pelas coisas boas da vida.

Os pequenos textos são de uma simplicidade que mostram a autenticidade do seu autor. Aliás, que assistiu ao lançamento do livro pode apreciar a forma solta e divertida da postura do Carlos perante uma agradável plateia, cheia de amigos e admiradores.

O autor viaja por casa dos amigos, e também peãs suas memórias, onde se come bem, ou pelo menos há uma tradição de mesa posta e na qual o sentido convivial marca as refeições. E aproveita e dá as receitas dessas casas. Claro, como afirma nas últimas páginas, não dá a sua receita do “melhor bolo de chocolate do mundo” mas presenteia-nos a receita do segundo melhor. A forma despretensiosa de apresentar as receitas sugere, a todos os que têm pouca na cozinha, um entusiasmo de experimentar, e descomplexa os medrosos de entrar no mundo dos prazeres de confecionar coisas doces.

Depois estas receitas têm a vantagem de dar boas pistas aos profissionais, e no livro aparecem citações dos seus encontros com alguns profissionais dos quais guarda animadas recordações.

Ainda no livro temos os encontros do Carlos com o estrangeiro e novamente algum receituário, e melhor do que isso, as suas memórias. Boa paginação e fotografias de qualidade. Um livro para se lamber, até, os dedos!

 © Virgílio Nogueiro Gomes