quinta-feira, 18 de abril de 2024

Salada de laranja com burrata e dukkah

O tempo quente pede saladas! E, aqui por casa, as saladas fazem parte da nossa mesa e são a escolha para muitas das nossas refeições. Um destes dias, decidi fazer uma salada para aproveitar as laranjas doces e sumarentas que trago do Ribatejo. Aproveitei e usei, também, a famosa mistura de sementes e especiarias tão usada no Médio Oriente, dukkah. Tão aromática!

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Dukkah

De há uns anos a esta parte que, cá em casa, temos mudado a nossa alimentação. Não vamos para novos e começámos a sentir algumas necessidades de mudança. Sem radicalismos, sem ideias obsessivas, por isto ou, por aquilo. A nossa mudança prende-se com o intuito de fazer uma alimentação mais saudável, mais equilibrada e sem deixar de comer alguns alimentos. Ou seja, procuramos fazer conjugações mais equilibradas e que nos façam sentir bem.

Para terem uma ideia, os almoços são, de uma maneira geral, mais fartos e os jantares mais leves. Procuramos também ter sempre sopa feita para incluir, pelos menos, em uma refeição do dia e, comer a maior quantidade de plantas que conseguirmos. Nesse sentido, as saladas são uma preparação recorrente, cá em casa.

Um destes dias, fiz uma salada e decidi fazer uma mistura de sementes, frutos secos e especiarias muito usada no Médio Oriente, principalmente no Egipto, conhecida como dukkah. Pelo que sei, consome-se mergulhando primeiro o pão em azeite e, depois, na mistura de sementes.

O dukkah é um tempero muito versátil que pode ser usado em saladas, aperitivos, sopas, ovos, pratos de carne ou de peixe, nas torradas de abacate, húmus ou babaganoush. A sua composição varia de país para país. Há muitos restaurantes a incluí-la nas suas cartas. Cá em casa, estamos fãs.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Menu semanal #206

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #205.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Arroz de línguas de bacalhau com grelos e ovos escalfados

Há cerca de 3 anos, decidi fazer uma horta com a minha mãe. Uma horta com dois objetivos, por um lado, termos produtos frescos, cultivados por nós, e por outro, ser uma ocupação, algo que a minha mãe tem que cuidar todos os dias. Na horta, há sempre coisas para fazer. Regar. Adubar. Tirar ervas. Cuidar da terra. Semear. Plantar. Colher. É um trabalho sem fim, mas deveras gratificante.

Este ano, a minha mãe decidiu que queria ter couves que dessem grelos. Plantámos couve nabo. E para nossa felicidade, agora, temos grelos. Uma das primeiras receitas que fiz, foi línguas de bacalhau com grelos e ovos escalfados. Fica tão bom! Um prato muito reconfortante.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Borrego assado com batatas na air fryer

A air fryer é um daqueles equipamentos que me conquistou. Acho que é verdadadeiramente prático, versátil e útil. Cá em casa, adoramos comida de forno. E para mim, a air fryer, mais do que uma fritadeira, é um forno. Um forno especial, que nos ajuda a preparar a comida em menos tempo, de lavagem fácil, o que nos facilita a vida na cozinha.

Por altura da Páscoa fiz um borrego assado com batatas na air fryer que resultou muito bem. Deixo-vos, hoje, a receita.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Menu semanal #205

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem, que vos seja útil e que se inspirem. Boa semana!


Ver também menu semanal #204.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Coelho estufado com cenoura e pimento vermelho

A Primavera trouxe a chuva e, por isso, continuam a apetecer as refeições de tacho ou de forno. Adoro a mudança das estações. Gosto do que cada época do ano nos traz. Mas, enquanto não começo com pratos primaveris, frescos e cheios de cor, deixo-vos, hoje, uma receita de conforto. Espero que gostem!