EUREST e a Sustentabilidade

Já me manifestei várias vezes sobre este termo, recente, na nossa língua. E afirmo que a sua utilização tão frequente se deve a uma ausência de educação, e formação. Cheio de boas intenções lá a vou usando, referindo sempre que quando eu fui educado, e a vantagem de ser na província, esse termo nem era necessário. Nas cozinhas de interior não havia restos ou sobras de produtos alimentares. Tudo era utilizado e, quando havia sobras, havia de imediato uma forma de reutilização.

“A Eurest Portugal, empresa líder em serviços de alimentação do Grupo Compass, dedica o mês de abril ao combate ao desperdício alimentar, no âmbito do Stop Food Waste Day, que se comemorou no dia 27 de abril. O objetivo da empresa é aumentar a consciencialização dos seus colaboradores, clientes, parceiros e consumidores para a problemática do desperdício alimentar, sensibilizando-os para a importância da sua redução.” Assim se pode ler no manifesto da Eurest. A empresa está também a reforçar a comunicação sobre desperdício alimentar nas suas unidades com a campanha “Consumo Consciente, Respeita o ambiente”, que incentiva os utilizadores a não deixarem desperdício alimentar no prato, ajustando a quantidade ao seu consumo.

 

 

eurest0

 

E para o efeito lançou um concurso entre as centenas de cozinheiros que existem na empresa, sendo necessário que apresentassem receitas com produtos que muito vezes vão para o lixo. O programa, a que chamou EurestChef, tinha como objetivo desenvolver uma maior consciencialização sobre a utilização máxima dos produtos e reduzir de forma evidente o desperdício alimentar. Depois de dezenas de receitas recebidas foram selecionadas oito que foram confecionadas pelos seus autores e apresentadas a um júri do qual tive a sorte de fazer parte. Confesso a grande surpresa com as execuções e seria difícil afirmar quais os produtos ou suas partes entraram na preparação.

Apresento-vos os três primeiros classificados com indicação dos produtos utilizados. Não apresento as receitas pois espero que, proximamente, a Eurest venha a divulgá-las através de uma publicação específica.

Eis os resultados:

1º Classificado

eurest1 

PÃO DE MEL COM APROVEITAMENTO INTEGRAL DE BANANA – Casimira Neves

Bananas inteiras com casca, mel, leite, margarina, canela em pó, chocolate em pó, cravinho da índia, açúcar, farinha de trigo, fermento

 

2º Classificado

 eurest2

ENCHIDO VEGETARIANO COM CASCAS DE LEGUMES – Paulo Fernandes

Casca de curgete, casca de cenoura, casca de batata-doce, talos de ervas aromáticas, pão velho, alho, pimentão doce, pimentos vermelhos, tofu, fumo em pó, sal, pimenta caldo de legumes e tripa vegan

3º Classificado

 eurest3

ÉCLAIRES COM COMPOTA DE MANGA – Juliana Assunção

Farinha sem fermento, água, manteiga, ovos, sal, baunilha, açúcar natas, caroços de manga

 

Aprendamos a ir para a cozinha com este princípio: cozinhar sem desperdícios. Para além de muitas vantagens, também a vertente económica e ainda ajudamos a salvar o planeta, e a nossa saúde.

Parabéns à Eurest Portugal.

© Virgílio Nogueiro Gomes