A receita de “Crumble com maçãs ácidas”

O objetivo desta crónica não é dar uma receita. Ela cá fica como o exemplo de um amor maternal diário. A receita está publicada no livro Le Goût de Nos Mères – 70 Déclarations d’Amour à la Cuisine Maternelle, de Eva Bettan, editado por Stock/France Inter, Paris, maio de 2021.

Segundo a autora este livro começou há dez anos com a chegada da idade, e da fadiga, da sua mãe e que começou a desinteressar-se pela cozinha, tendo despertado a vontade de guardar o “gosto da sua mãe”. Inicia um período consistente de absorver a boa cozinha da sua mãe, e começou a preparar conversas com ela sobre as receitas mais emblemáticas. Assim interiorizou a forma de confecionar as mais apetitosas ou as que mais memórias agradáveis lhe afloravam. Na “Introdução” explica como foi desenvolvendo o livro. E transcrevo: “Filhas e filhos lembram-se de um prato, de uma sobremesa, e as memórias voltam: o sorriso de uma jovem mulher que chamam “Mamã”, o sentimento de ser amado e que nada pode acontecer porque ela está presente, um domingo em família, um jardim de proximidade, um país que se deixa…”.

 goutmeres

Todo o livro nos conta em prosa o que parece poesia. O amor maternal sempre presente ou a saudade dele. “Cada texto, ou quase, termina com uma receita, a maioria bem detalhada, outras um pouco menos, a linguagem das mães não é aquela dos chefes com estrelas… Uma certeza: o ingrediente principal deste livro é o amor filial”.

O livro é composto por setenta histórias que contam formas, algumas bem distintas, sobre os sentimentos entre mães e filhos, e estes usam o recurso ao receituário materno para rituais de aproximação e de saudade.

Quando recebi o livro fui descobrindo as histórias até que tropecei numa com o título “Pedro”. É a história sobre uma mãe portuguesa, emigrada em França desde os anos 60, e à qual o seu filho dedica uma especial atenção à mãe, almoçando com ela diariamente no intervalo do seu trabalho. E é essa receita que transcrevo no final deste texto. Todo o livro é uma homenagem às mães, e bem alimentada com receituário. O alimento ou a seu apelo às melhores memórias de cada um. Ou o alimento como ilustração desse amor.

Eis a receita:

Ingredientes:

2 maçãs vermelhas

2 maçãs verdes (Granny Smith)

125 g de farinha

125 g de açúcar mascavado

125 g de manteiga + manteiga para barrar o prato

50 g de amêndoa em pó ou noz de coco ralado

Confeção

Aquecer o forno a 140º.

Tirar a pele às maçãs e cortar em pedaços. Barrar com manteiga um prato de ir ao forno e colocar as maçãs.

Numa tigela, colocar a farinha, o açúcar, a manteiga cortada em pedacinhos e a amêndoa em pó ou a noz de coco.

Trabalhar estes produtos amassando-os com as mãos. Colocar sobre as maçãs.

Levar ao forno durante 15 a 20 minutos.

No final aumentar a temperatura para que a cobertura fique dourada (ou colocar em gratinador, com cuidado para que não queime).

Fácil e prática.

© Virgílio Nogueiro Gomes

Le Goùt de nos Mères

Autor : Eva Bettan

StockFrance Inter

ISBN : 978-2-234-09144-3