3ª edição Sangue na Guelra
2015
Depois de duas edições memoráveis, o Sangue na Guelra, o primeiro evento satélite do festival Peixe em Lisboa, regressa para a 3ª edição com o mesmo conceito vencedor: peixe e marisco da costa portuguesa, head-chefs e sous-chefs de restaurantes de renome mundial, produtos locais, histórias exclusivas, inovação e experimentação.
O chef Nuno Barros é o nosso anfitrião pelo segundo ano consecutivo no seu restaurante 1300 Taberna, na Lx Factory, um espaço muito particular e perfeito para a dinâmica de experiências únicas dos jantares Sangue na Guelra.
Tal como no ano anterior, contamos com a cumplicidade (logística) do Kiss the Cook e saudamos a Lx Factory, que também se junta ao festival, com um apoio logístico inestimável.
Este ano, e como não poderia deixar de ser, temos muitas novidades e surpresas... .
II Simpósio Sangue na Guelra – 11 de Abril, Auditório Peixe em Lisboa
Retomamos o espaço de reflexão e partilha de conhecimento, com a cumplicidade de pessoas talentosas, em torno de projetos extraordinários. Entre um conjunto oradores com histórias inspiradoras, destacamos os convidados especiais desta edição: o Nordic Food Lab. O Nordic Food Lab é um centro de pesquisa e experimentação gastronómica, sem fins lucrativos, que funciona na Universidade de Copenhaga. O NFL, fundado em 2008 por René Redzepi, investiga a diversidade alimentar e o potencial de (bom) sabor dos alimentos, sejam algas ou insectos, combinando abordagens científicas e humanísticas com técnicas culinárias do mundo inteiro. Roberto Flore, coordenador do NFL, e Josh Evans, líder de pesquisa, estudam os sabores que dizem algo sobre nós e estabelecem uma conexão entre os alimentos que comemos com um lugar e com este tempo em que vivemos.
Oleiros e Ceramistas...
Desafiámos oleiros e ceramistas a produzirem para cada chef os pratos de loiça que cada um vai utilizar... um desfile de peças únicas, criadas em conjunto com os artistas e os cozinheiros, num processo complexo e exigente. Alguns destes artesãos estarão presentes no festival, onde as peças poderão ser adquiridas. Helena Brízido (Cascais), Cátia Pessoa (Caulino Ceramics, Lisboa), André Rocha (Studio Steam228, Caldas da Rainha), Lima e Xana (A Barraca dos Oleiros, Molelos), Irmãos Lourosa (Atelier Arteantiga, Molelos) e António Marques (Olaria Moderna, Molelos) criaram ‘um’ serviço Sangue na Guelra 2015, dos pratos principais e de sobremesa às chávenas do café.
Padeiros...
Desta vez, convidámos dois padeiros para fazerem um pão especial para cada uma das noites: Mário Rolando, do Pão Bão, vai apresentar pães com farinhas ‘velhas’ e fermentações longas, e Luís Matos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, vai fazer pão de castanha do Marvão.
Cotovelos em cima da mesa...
Para quebrar as regras clássicas, é preciso, primeiro, dominá-las na perfeição. Alex Casey, o nosso chefe de sala deste ano é australiano mas vem de Londres, foi o chefe de sala do Viajante, do chef Nuno Mendes. Cotovelos em cima das mesas, boa disposição e alguma ‘confusão’ vão ser as notas dominantes de um serviço irreverente e inovador, bem ao nosso estilo. A equipa de sala contará também, pela primeira vez, com vários elementos do Grupo Altis, que vão participar na Master Class que Alex Casey tem preparada para todos.
O nosso Café
Este ano damos as boas vindas a um parceiro muito especial: a Delta Cafés. Contem com café de excelência, preparado artesanalmente por dois baristas da única Escola de Baristas do país, em Campo Maior.
Os Sommeliers...
Mais uma vez, temos um elenco incrível de sommeliers, encarregues de selecionar os melhores vinhos nacionais para os jantares. Para além das presença habitual de Rodolfo Tristão, sommelier do novo Alma, do chef Henrique Sá Pessoa, e João Chambel, sommelier do Estado d’Alma, apresentamos o Nuno Oliveira, sommelier do Belcanto, do chef José Avillez.
O nosso Vinho
Renovamos a parceria com os Espumantes da Bairrada. É um orgulho partilhar mais um projeto inspirador, que este ano promete surpreender com algumas referências únicas. Também tivemos a adesão entusiasta de muitos outros produtores de vinho portugueses, empenhados em apresentar vinhos diferentes e de máxima qualidade.
Um Barman de topo
Portugal tem muitos jovens talentos e não é só na cozinha. Paulo Gomes foi um dos barman em destaque em 2014. Ficou no top 3 do concurso Barman do Ano, das Edições do Gosto, e ganhou várias outras competições. Desafiámo-lo a fazer um cocktail de boas vindas de assinatura... com muito Sangue na Guelra.
O mar no prato
O Pedro Bastos, da Nutrifresco, faz parte da equipa do Sangue na Guelra. É ele quem, desde a primeira edição, nos fornece o peixe e marisco mais frescos da costa portuguesa, de norte a sul, ilhas incluídas. E como é irreverente, como nós, está a preparar uma pequena iniciativa para nos surpreender a todos durante o cocktail.
A terra à mesa
Graça Saraiva, das Ervas Finas, Nuno Alves, do Quintal Urbano, Henrique Gomes da Biofrade, trazem-nos a terra à mesa, com uma seleção de ervas aromáticas, legumes bebé, flores comestíveis e outras plantinhas que nunca pensámos comer.
Quando | Onde
11 de abril – II Simpósio Sangue na Guelra – Auditório Peixe em Lisboa
14h30 – 17h30
Painel de Convidados
Graça Saraiva– Ervas Finas, Vila Real. Um jardim de flores e ervas finas único num parque protegido de Portugal.
Ann Kenny e Jean Paul Brigand – Lugar do Olhar Feliz, Alentejo. O maior pomar de citrinos da Europa.
Chef Vincent Farges – Fortaleza do Guincho, 1* Michelin. Um especialista em citrinos.
Avelino Ormonde – Produtor de vegetais autóctones da Ilha Terceira, Açores
Chef Leonardo Pereira – Areias do Seixo, Santa Cruz.
Nordic Food Lab – Noma, Copenhaga, Dinamarca. Investigação científica em gastronomia.
Refreshment break
18h00-20h00 Showcooking dos chefs.Tema: Ostra
Portugal não tem ainda um consumo elevado de Ostras, mas oferece condições excelentes para a sua produção. É da Reserva Natural da Ria de Alvor que provêm estes moluscos que serão trabalhados pelos chefs convidados do Sangue na Guelra, com um anfitrião especial, em abordagens inovadoras, muito além da habitual ostra au naturel.
Dois Jantares Sangue na Guelra
1300 Taberna, Chef Nuno Barros, Lx Factory, Lisboa
19h00 Cocktail
20h00 Jantar
12 de abril
Oswaldo Oliva – Ex Head chef Mugaritz, 2* Michelin, 6º lugar na lista World 50th Best, San Sebastián, Espanha.
Rafa Costa e Silva – Chef Executivo Lasai, 1* Michelin, Rio de Janeiro, Brasil.
Ricardo Chaneton – Head chef Mirazur, 2* Michelin, 11º lugar World 50th Best, Menton, França.
Márcio Baltasar - Pastelaria Areias do Seixo, Santa Cruz, Portugal.
13 Abril
William Smith – Sous-chef Geranium, 2* Michelin, 42º lugar World 50th Best, Copenhaga, Dinamarca.
Sebastian Meyers – Head chef Chiltern Firehouse, chef Nuno Mendes, Londres, Inglaterra.
Frederico Ribeiro – Sous-chef Per Se, 3* Michelin, 30º lugar World 50th Best, Nova Iorque, E.U.A.
Américo dos Santos - Pastelaria Belcanto, 2* Michelin, Lisboa, Portugal.
E mais, muito mais novidades... Aguardamos com entusiasmo a vossa adesão a mais um Sangue na Guelra!
Preço de cada jantar: €145 (com IVA incluído) por pessoa, com vinhos, água e café incluídos.
Reserva obrigatória com pagamento antecipado.
Reservas: E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.