papaquil.jpg 

 

 

 

 

 

Autor: Ljubomir Stanisic e Mónica Franco

 

Editora: Casa das Letras

 

Preço: € 25

 

Não imaginam o que tive que refletir para iniciar a escrever sobre este livro. A começar porque tem vários brilhos com destaque para o Ljubomir, passando pela Mónica, as fotos de Constantino Leite, ilustrações de Hugo Martins, projeto gráfico de Mário Belém e balões, provérbios e subtítulos de João Pedro Germano.

Que não se pense que é um livro de receitas. Também lá estão algumas. Para quem conhece o Ljubomir é de imaginar um livro de múltiplas informações. Ljubomir percorreu uma parte importante de Portugal (faltou-lhe o nordeste transmontano…). O livro é, portanto, um repositório e descrição das viagens com alargamento dos sítios das paragens. As descrições romanceadas de Mónica têm, para mim, um dos maiores encantos do livro. Claro que a agitação e percursos são a cabeça do Ljubomir. Depois temos as receitas que são iniciadas com as fotos respetivas nos capítulos de cada local, e que continuam na parte final do livro. E vamos assistindo ao intercalar das memórias escritas e visuais, ilustrações bem legendadas e a apresentação de tradições locais (fiquei muito contente com os Rebuçados da Régua, afinal já não sou o único apostado na sua promoção).

Para um estrangeiro é uma visão muito portuguesa do nosso país. Ljobomir sempre se preocupou com a excelência dos nossos produtos (alguns pouco valorizados na prática dos restaurantes), por vezes utilizando-os de forma livre sem se agarrar a uma confeção tradicional. O livro é uma homenagem a Portugal onde tudo, e todos, ficam “por cima”.

É um livro que se pode ler, e que tem receitas integradas em memórias e tradições, com a vantagem de boas imagens de abrir o apetite. Ajuda a imaginação de produtos nossos em alternativas culinárias.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes