Autor: Jean Bottéro
Editora: Éditions Louis Audibert
ISBN: 2-02-086052-X
Preço: € 7,70
Um livro de excepção, em edição de bolso acessível a todos, que lamentavelmente ainda não foi traduzido em Portugal. A primeira edição já é de 2002. Para os que preferem o castelhano, em vez do francês, dispõem de edição em Espanha na Tusquets Editores.
O autor é um assiriólogo, e um dos mais reputados especialistas em história da Mesopotâmia. Nas suas investigações encontrou na Universidade de Yale três placas de argila datadas de 1700 AC e que não se encontravam traduzidas. Qual não é o espanto quando descobre que aquela escrita cuneiforme continha quarenta receitas de cozinha.
Reconstituídas as receitas e analisando os ingredientes e os termos de cozeduras, foi possível estabelecer uma verdadeira história da alimentação naquele tempo, e verificar como se alimentava esta refinada civilização.
No livro, escrito de forma clara e apaixonante, ficamos a saber o enquadramento da época, as tradições alimentares, as pré-cozeduras, a cozinha a quente e a frio, as bebidas, os tipos de refeições, a alimentação destinada aos deuses e aos mortos, e ainda a vida doméstica e os utensílios de cozinha.
As placas de argila foram o ponto de partida para o estudo aprofundado deste quotidiano. A não perder.
© Virgílio Nogueiro Gomes