A AVENTURA DAS PLANTAS e os Descobrimentos Portugueses
Autor: José E. Mendes Ferrão
Editora: Chaves Ferreira Publicações
Preço: € 65
Apesar de não ser uma novidade editorial, edição de 2005, trata-se de uma obra notável que ilustra bem a forma como os portugueses de outra, os descobridores, fizeram intercâmbios no mundo com os novos produtos, neste caso as plantas, e que deram origem a novas produções e novos elementos na alimentação. Edição de luxo.
A primeira edição foi lançada em 1992 a propósito de uma grande mostra sob o tema “A acção dos Portugueses na expansão das plantas no Mundo”. O autor é um reputado agrónomo e sobre quem já escrevi a propósito de um livro sobre café.
O livro está organizado por capítulos conforme a origem das plantas. Assim temos as Plantas idas do Reino, as Plantas de origem Americana, as Plantas originárias do Oriente e as Plantas originárias da África. Estes quatro capítulos são antecedidos por uma Introdução que é um excelente texto sobre informação de fontes para este trabalho e citações históricas para o enquadramento dos descobrimentos, depois os exemplos dos cereais, da cana sacarina e das especiarias como elementos que provocaram a ida ao encontro de novas paragens.
Primeiro aborda as plantas que os portugueses levaram para os sítios encontrados. Apesar de pouca documentação é possível inventariar algumas plantas que de certo foram levadas pelas Descobertas. Interessante é ler atentamente os capítulos seguintes e entender o circuito de muitas plantas e como, a partir do século XVI, se espalharam pelo Mundo e criaram raízes que nos fazem pensar que sempre existiram nesses territórios.
Mais um exemplo que eu gostaria se fizesse uma edição simples para poder sugerir aos alunos de história da alimentação. Exemplo simpático é a edição simplificada, em francês, que acompanhou a exposição em 1998 em França e apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
(C) Virgílio Nogueiro Gomes