anibal.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Aníbal Coutinho

Editor: Editorial Presença

 

Continuo sem intenções de escrever sobre vinhos. O facto de, por vezes, escrever sobre assuntos relacionados com o vinho não significa que irei escrever sobre eles. Cada vez mais me coloco, simplesmente, na posição de consumidor informado.

Apresento-vos o novo Guia Popular de VINHOS da autoria de Aníbal Coutinho. Depois do sucesso da edição anterior era esperado o novo guia. A exemplo do anterior, os vinhos são apresentados por grandes grupos: Vinhos Efervescentes (brancos e rosés), Vinhos Tranquilos (brancos, roses e tintos) e Vinhos Fortificados. Dentro de cada grupo surgem depois as origens geográficas. Naturalmente são apresentados apenas vinhos cujo valor de compra varia entre os € 2 e € 10, em dois grupos: entre 2 e 5, e entre 5 e 10. E vamos encontrar muitos vinhos das nossas preferências. Claro que isto não é preço a que são servidos nos restaurantes, para grande pena nossa. Como em todas as áreas há cada vez mais restaurantes a apresentarem listas de vinhos a preços muito convenientes.

Este guia, penso eu, é dirigido ao consumidor médio e a todos aqueles que consideram que o vinho é o companheiro ideal de uma refeição, e que pode ser alternativa, também, fora dela. E que continuam a gostar de beber vinho.

Um vinho para ser bom não necessita de ser um vinho caro. E o exemplo é este guia.

Aníbal Coutinho é um orientador preocupado, utiliza uma linguagem simples e terminologia acessível a todos. Neste guia contou também com a colaboração de dois especialistas sul-africanos, Michael Olivier e Neil Pendock.

Parabéns por mais este guia. Os consumidores, e o vinho, agradecem.

© Virgílio Nogueiro Gomes