O CAFÉ – A bebida negra dos sonhos claros
Autor: José E. Mendes Ferrão
Editora: Chaves Ferreira Publicações
Estamos perante um livro álbum, com grafismo e ilustrações excelentes. Não sou fã deste tipo de formato pois uso os livros para leitura e consultas constantes. E depois gosto de riscar, sublinhar e nestes objectos estéticos custa mais.
Mas vamos ao seu conteúdo. Nos textos introdutórios é explicada a razão de ser do livro, consequência de um “Manual que seria destinado aos pequenos e médios cafeicultores…”. Para além dessa matéria o livro ganhou forma com a adição de outros textos que envolvem a produção e cultura relacionados com o café. Assim, na primeira parte é apresentada a história do café e a sua difusão pelo Mundo e com especial incidência nos países de língua oficial portuguesa. Não são descuradas questões culturais e sócias associadas ao consumo do café. Na segunda parte, é desenvolvido este capítulo com temas relacionado com a plantação, cultivo e várias questões relacionadas com a produção do café, enquanto produto agrícola. A terceira parte é dedicada aos constituintes do grão de café, e tecnologia pós colheita. O capítulo seguinte, quarta parte, apresenta o café na sua vertente de produto comercializado no mundo, com a sua classificação, o aparecimento do descafeinado, o café e a saúde, legislação e outras questões de interesse prático. Para terminar um relato da tradição do consumo em Portugal com referência a vários locais que se transformaram em verdadeiros ícones de locais de consumo. Ainda uma tabela muito curiosa com listagem dos países e indicadores de produção, importação e exportação de café.
Excelente álbum. Apetece-me sugerir, uma vez mais, que destas obras se deveriam fazer “edições de bolso” para poder recomendar a alunos de escolas hoteleiras que tanto precisam estas informações.
© Virgilio Nogueiro Gomes