Autor: Elena Fernandes
Editora: Edições do Gosto
Preço: € 40*
Surpresa este livro bilingue. Que serve para bem entender porque razão o País Basco se projectou, no Mundo, para a modernidade da cozinha. A Espanha ultrapassou o prestígio que habitualmente se atribui a França. Vai durar?!
A autora, com quem tive a sorte de conviver e partilhar sustos de trabalho, viveu muitos anos em Espanha e o seu livro é essencialmente constituído por duas brilhantes entrevistas em cada um dos três capítulos: “Os Pioneiros”, Juan Maria Arzak e Pedro Subijana; “A Geração Intermédia”, Hilario Arbelaitz e Martin Berasategui e “A Geração Futura”, Elena Arzak e Andoni Luis Aduriz.
O livro é precedido por um capítulo de “Radiografia de uma Revolução Gastronómica”, que só por si vale o livro. A Autora apresenta de forma clara os aspectos, e os factos, que levaram a esta modernidade revelando conhecer bem os detalhes da história que se está fazendo.
Não terá sido fácil manter estas seis conversas com estes seis Chefes pelas ocupações que têm como pela delicadeza e muito detalhe das questões que lhes eram colocadas. O que revela a perspectiva cultural, e de conceitos que assumem a modernidade como uma consequência natural da evolução da tradição, a que esta nova geração de cozinha nos vai habituando.
Livro obrigatório para quem queira fazer carreira em cozinha, e deleite de leitura para os gastrónomos e todos aqueles que apreciam a evolução da estética culinária.
Graficamente bem apresentado e com excelentes fotos de Humberto Mouco. O formato é que é discutível. Só para estar à mesa…!
*€ 25 para assinantes da Inter Magazine