copialapassion.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Autor: Inês Heugel

 

Editora: Éditions du Chêne

 

ISBN: 2842775597

 

 

Em Portugal nunca demos muita importância aos objectos do quotidiano, e em particular aos da mesa. Há alguns livros mas apenas com referência aos objectos “palacianos” ou de grande valor artístico.

Este livro também tem esses objectos mas com a vantagem de nos remeter para a sua utilização no tempo e na evolução gastronómica. Há capítulos deliciosos e que apresentam inventários com imagens dos diferentes tipos de “instrumentos” como são os talheres de serviço.

Eu sei, mais uma vez, que os leitores das novas gerações preferem os livros em inglês. Mas por vezes as matérias são melhor apresentadas em francês.

O livro, integrado numa colecção “Objects d’Usage – Objects de Charme”, é escrito por uma jornalista especializada em decoração e antiguidades. Começa por um capítulo sobre a arte de montar uma mesa, a sua programação e decoração. Depois entra nos materiais específicos: os pratos, das faianças e porcelanas através dos tempos. No capítulo seguinte estuda a evolução das travessas e outros objectos como as terrinas, as molheiras, os pratos cobertos e pratos para serviços específicos como para servir espargos, alcachofras, mariscos, caracóis, ovos, sobremesas e outros.

De seguida passa para os talheres, com uma bem estruturada história da sua utilização. Neste capítulo entram naturalmente outros objectos metálicos como saleiros e pimenteiros e material de cafetaria, pinças e outro material de serviço. Logo a seguir o capítulo dos copos e outros materiais em vidro e cristal. Ainda um delicioso capítulo dos acessórios e ornamentos da mesa. Para terminar ainda um capítulo dedicado aos objectos para o serviço de chá, café e chocolate. Um deleite para os olhos pelas excelentes fotos e grafismo.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes