Autor: Manuel Paquete
Editora: Colares Editora
Apesar de lidar bem com esta Editora, ainda consegue surpreender-nos com o lançamento de livros fora de épocas ditas comerciais. A Colares tem, entre vários méritos, este de se preocupar com os conteúdos independentemente da oportunidade comercial. O autor, que eu já conhecia de outras obras ligadas à tradição culinária, apresenta-nos um livro que apetece sugerir a todos os alunos de cozinha.
Porque o azeite não servia só para cozinhar logo no primeiro capítulo, dedicado à antiguidade do azeite, é apresentado em linguagem simples a evolução do azeite e seus usos, como elemento comum da chamada dieta mediterrânica e a simbologia religiosa. Naturalmente um capítulo com o estudo do azeite em Portugal, seguido de um curioso e bem documentado trabalho sobre o azeite na cultura popular.
Mas o mais apetitoso capítulo é o que é destinado ao Azeite na Cozinha Portuguesa pois apresenta o azeite nos vários períodos da nossa História, os registos culinários através dos tempos e a sua presença nas nossas tradições.
Naturalmente que são apresentadas as designações de origem protegidas bem como as classificações oficiais do azeite. Sobre este assunto recomendo sempre a consulta da legislação actualizada pois vão surgindo alterações. Ainda um pequeno capítulo sobre a azeitona.
Para terminar o autor seleccionou um conjunto de receitas de cozinha, nas quais a escolha do azeite é fundamental, de autores famosos e de qualidade indiscutível.
Um agradável livro para profissionais e curiosos.
© Virgílio Nogueiro Gomes