copiadesaboresdouroem.jpg 

 

 

 

 

Autor: Marcelo Copello

 

Editora: SENAC São Paulo

 

ISBN: 978-85-7359-764-6

 

 

Tenho o hábito de frequentar livrarias, quase por vício, mesmo quando viajo. Este livro, na montra, chamou-me a atenção pelas palavras gordas Douro e Minho e pensei de imediato que seria uma edição portuguesa à venda no Brasil. Engano, trata-se de uma obra de um brasileiro, publicada no Brasil, sobre duas regiões portuguesas.

O autor é um famoso jornalista de vinhos e assume, pelo seu trabalho, ser considerado um opinion leader no Brasil. Também tem publicado já “O Vinho para quem tem estilo”, “O diário de um náufrago em um mar de vinho” e “Vinho & algo mais”.

Este livro tem três tipos de leituras: uma sobre as regiões em título e seus vinhos e alguns produtores, outra sobre a gastronomia das mesmas regiões e ainda uma outra que parece um diário de viagens onde com texto leve, quase poético, nos cita as deambulações por Portugal e os seus sítios. O livro leva-nos a todo o envolvimento social e cultural dos Vinhos Verdes e do Douro, sem esquecer os momentos conviviais que muitas vezes os acompanham.

 Dois terços do livro são dedicados ao vinho e o restante á cozinha com seu receituário. Naturalmente sendo o vinho a sua especialidade, alonga-se em detalhes que muitos portugueses deveriam ler. O livro também é uma homenagem àqueles que durante trabalharam e aperfeiçoaram o vinho.

Sobre a cozinha o autor faz uma abordagem às características regionais levando em conta os seus produtos, algumas receitas locais e um curioso identificador de festas locais com os pratos tradicionais. Quanto ao receituário serviu-se da colaboração de grandes chefes das regiões com particular destaque para os meus amigos José Cordeiro e Marco Gomes. A terminar o livro um Glossário de grande utilidade.