
La Cuisine c’est de l’amour, de l’art, de la technique
Autores: Hervé This e Pierre Gagnaire
Editora: Odile Jacob
ISBN: 2-7381-1678-7
Tenho resistido à tentação de apresentar livros na versão original. Na cozinha, apetece-me escrever que a língua universal é o francês, pois é a língua mais completa e com vocabulário mais rico. Quantos termos de técnica culinária são apresentados em francês mesmo nos livros de língua inglesa?
Estamos perante o encontro extraordinário de dois vultos da gastronomia contemporânea. Hervé This, químico e investigador (e colaborador da Inter Magazine) tem-se dedicado ao estudo da transformação dos produtos alimentares. Pierre Gagnaire Chefe de Cozinha consagrado que todos os profissionais conhecem.
O livro põe em diálogo permanente os dois autores, cada um expressando-se na sua vertente profissional e confluindo para o elogio do produto final, a receita confeccionada para apreciação e prazer. Logo no primeiro capítulo a discussão centra-se no belo e no bom, terminando com o reconhecimento de uma arte culinária. Segue-se um capítulo dedicado ao belo antigo e um outro ao belo clássico. O quarto capítulo viaja pela evolução da cozinha dos tempos medievais até às invenções liberalizadas, e acaba com a reflexão da cozinha de hoje.
Este livro não é para ler como um romance nem ser lido à procura das receitas. Cada subtítulo é composto um textos dos dois autores e um diálogo bem-humorado em cujas entrelinhas encontramos as soluções para a discussão proposta. Um exemplo que revela que para se fazer cozinha molecular é necessário dominar a cozinha tradicional.
Um livro de cabeceira para reflectir sobre a modernidade e entender questões que temos assumidas por conhecimento empírico de várias gerações.