Autor: Santi Santamaria
Editora: Ediciones Temas de Hoy, SA
ISBN: 978-84-8460-714-4
No meio de toda a polémica apetece-me perguntar se toda as pessoas, que se manifestaram, leram o livro. Parece-me que a polémica é provocada pelas suas declarações e não pelo livro. Este terá sido arrastado no turbilhão de muitas palavras inúteis? Empolgadas? Excesso de emoção? Não é este o espaço para a polémica que ocupou tantas páginas de jornais. Vou restringir-me unicamente ao conteúdo do livro.
Tenho a sorte de conhecer pessoalmente Santi Santamaria e o seu mais famoso restaurante. O livro faz-me lembrar conversas, agora escritas, que com ele tive. Quem ouviu a intervenção que ele fez em Santarém em 2006 encontra similitudes com o sentido geral do livro. Este é um documento de reflexão sobre a gastronomia actual e o reflexo da educação do gosto que ele teve e que depois orientou.
Para além da sua opinião fundamentada sobre o momento actual, e grande visibilidade da cozinha catalã, o autor apresenta-nos uma perspectiva cultural e evolutiva da cozinha e suas modas.
Com todo o à vontade, refere como a sua sensibilidade gastronómica foi moldada através dos livros, das viagens e dos seus cozinheiros. Só depois descreve os seis elementos da sua cozinha para uma ética do gosto: cultural, natural, evolutiva, social, artística e universal.
Para terminar, e à laia de conclusão, dedica o último capítulo à ideologia, tradição e autenticidade. E ainda ao curioso repto lançado pela Burger King.
Um livro obrigatório para todos aqueles que acham que gostam de comer e para todos os profissionais de cozinha. Merecia ser traduzido apesar de esta edição se encontrar à venda em Portugal.
Parabéns Santi.