coolglofsnet 

Título: 100 Cool Glofes - Autor: Sonia Verguet - Editora: Keribus éditions

ISBN: 9791091713153

Ora aqui está um livro que apetece ver, ler, e, quem sabe, ir para a cozinha experimentar. Aviso já que não é um livro de receitas de doces, mas um livro de design tendo como base uma forma emblemática e de doces franceses. A autora propõe, conforme está na capa do livro, «cozinhar o kouglof de outro modo», e esse outro modo são sugestões para utilizar a forma tradicional com outras receitas, outros alimentos.

Naturalmente o livro começa com uma pequena abordagem à origem do doce, o objeto que lhe dá o nome, as formas e materiais, os fabricos das formas, e depois a essência do livro que é o design associado às várias opções (100) de receituário e ou produtos diferentes. Um espetáculo visual!

Apesar de o «kouglof» ser um bolinho doce, as propostas vão para salgados também e nos doces uma surpresa para confecionar o nosso Pastel de nata, com o comentário de que assim «termos muito, muito mais do delicioso creme! E assim é verdadeiramente, verdadeiramente melhor». A autora com este comentário assinala a sua gulodice com o creme, recheio, do nosso Pastel de nata.

 

 

coolnet1

O «kougelhof» ou «kouglof» como é maioritariamente chamado pertence à pastelaria da Alsácia. Parece que a sua grande divulgação se deva a Maria Antonieta por ser um doce da sua preferência. Há, no entanto, autores que referem que a sua divulgação se deva a Carême e que terá recebido a receita do pasteleiro de serviço do Príncipe Schawtzenberg, na altura embaixador da Áustria. Este facto leva outros autores a consideram a sua origem naquele país ou a Polónia.

A autora remete-nos para o livro de Jules Gouffé, Le Livre de Pâtissere, cuja primeira edição é de 1873. É muitas vezes considerado o melhor pasteleiro da segunda metade do século XIX em França. Para quem tiver mais curiosidade poderá ler no meu livro À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900 acerca deste pasteleiro pois é alvo dos meus escritos.

O livro tem uma conversa maravilhosa entre a autora e Pierre Hermé sobre os kouglofs e ainda sobre o processo criativo. Para terminar somos brindados comuma receita original de Pierre Hermé: Ispahan. A não perder!

© Virgílio Nogueiro Gomes

 

 

coolnet2

Desenhos no Le Livre de Pâtisserie de Joules Gouffé, 1873, que usa a mesma forma para fazer, também, «babas»