
Título: Petiscos de Açúcar e de Mel
Autores: Isabel Zibaia Rafael e Virgílio Nogueiro Gomes
Editora: Marcador / Presença
ISBN: 9789897544392
Que bom nascer, e crescer na província! Tanto no Ribatejo como em Trás-os-Montes! Eram tempos de felicidade plena. Havia o conforto de chegar a casa e havia sempre um bolo para cortar à fatia ou biscoitos que se guardavam em caixas de folha. Era sempre tempo de fazer uma merendinha ou um lanchinho. O doce, que não era muito doce, é sempre mais reconfortante, mais guloso e mais prático. Não precisava de conduto. Havia bolos que faziam o todo, se o compararmos com o pão e um isco.
O açúcar significava um alimento superior, aconchegava o corpo e a alma. Para o corpo ajudava a corrigir a azia estomacal, mas também ajudava em situações de ansiedade ou pré stress. O mel era um recurso sempre presente. Nem sempre foi uma alternativa de utilização, mas cada um tinha a sua função, os seus propósitos. Mas, de facto, o mel chegou primeiro e mais barato. Infelizmente está a perder-se o hábito de adoçar com mel e fazer doces com mel. Aqui temos propostas para utilização dos dois. Receitas fáceis e práticas.
Com este livro terminamos a trilogia iniciada com Petiscos e Miudezas à Portuguesa, e seguido com Petiscos do Rio e do Mar. Se há capítulo das refeições portuguesas que mais brilha, as sobremesas são a chave de ouro da mesa. Neste livro têm receitas que podem ser sobremesas, mas, o nosso objetivo, é manter a tradição de ter em casa um bolinho, um biscoito, ou uma fatia de bolo que se podem comer a qualquer hora do dia. Ou quando alguém chega a nossa casa e queremos fazer um agrado, relembrando as formas hospitaleiras de antigamente.
Preocupámo-nos também com a utilização do mel (com um capítulo alargado), açúcar escuro, e outras farinhas. Os regimes alimentares nunca devem ser impeditivos de alguns prazeres. E a abstenção cria emocionalmente descontentamento. Aprendamos a ser felizes com alternativas, e aqui encontram algumas sugestões.
Gostaríamos muito que este livro provocasse a ida de muitas e muitos para a cozinha experimentar. E depois com este receituário fácil de confeção, podem descobrir as vossas habilidades culinárias. Estas receitas também ajudam aqueles que são mais temerosos em ir para a cozinha. Divirtam-se a comer fácil e divertido, mantendo depois a conversa à mesa.
Isabel e Virgílio
(Textos da Introdução e Contracapa do livro)
Podem adqurir clicando em:
e
E recebem em casa.