Bacalhoaria Moderna

0baclogo

 

De facto, o bacalhau é o elemento mais identificador da cozinha portuguesa, na boca da maioria dos estrangeiros. E para isso muito contribui a ação das comunidades de portugueses espalhadas pelo mundo. O bacalhau continua a estar associado ao conceito de saudade, termo de difícil tradução e de entendimento mais poético.

Apesar de continuarmos a servir muitos pratos de bacalhau, não há mil receitas, atravessamos um período de alteração do receituário no qual são introduzidos elementos novos ou eliminação de produtos identitários da receita que me parece, nestes casos, deva ser alterado o nome. O que poderá acontecer quando se pede uma receita tradicional e não somos avisados da mudança? Podemos devolver o prato? Não é o caso deste restaurante.

Na Bacalhoaria Moderna há a preocupação da receita tradicional com pequenos detalhes evolutivos. Apesar de não introduzirem ruturas que alteram a receita, têm o cuidado de na ementa deixar espaço que se poder imaginar uma evolução de receituário. Começando até pelo nome do restaurante. Não há mil receitas de bacalhau; continuo a desafiar que aprendam a cozinha bem as que existem e as façam evoluir. Gostei das interpretações da Bacalhoaria Moderna.

 

 

0bacinterior

Na chefia da cozinha está a Ana Moura que nos tinha deixado saudades na Cave 23. Conhecemos bem as suas capacidades de rigor na execução culinária e em simultâneo a sua procura pela nova leitura de receituário tradicional. O restaurante é de uma simplicidade elegante e confortável, com um cardume de bacalhau Bordalo Pinheiro. A primeira vez que lá estive fui surpreendido com a sugestão de vinho Valle Pradinhos, vinho excelente e produzido na minha região.

As fotos que vos apresento são resultado de três refeições. Por isso vos desafio a vir a este restaurante.

 

0bacouvert

Couvert com Pão, manteiga, pastel de bacalhau e brandada de bacalhau

 

 

 

0bacbrandade 

Detalhe da brandada

 

 

0bacbolinho

Detalhe dos pastéis de bacalhau

 

 

0baclingua

Línguas de bacalhau com gema de ovo (umas das melhores execuções culinárias que aí comi)

 

 

0bacarroz

Bacalhau... em arroz

 

 

0bacgrao

Bacalhau...com grão e broa

 

 

0bacbras

Bacalhau... à braz (excelente execução, cremosa como eu gosto, e que se pode comer à colher)

 

 

0bacleitao

Leitão confitado com salada e batata frita (para quem não quer bacalhau)

 

 

0bacmousse

Mousse de chocolate, chocolate branco e amendoim

 

 

0bactorta

Torta de laranja, moscatel e rum

 

 

 

0bactarte 

Tarte de queijo e toffee

O restaurante tem um Menu Criança e um Menu Executivo ao almoço a preços muito agradáveis, muito boa seleção de vinhos e bom serviço de mesa.

Bom Apetite!

© Virgílio Nogueiro Gomes

 (foto do interior extraída do Site)

Bacalhoaria Moderna

Rua de S. Sebastião da Pedreira, 150

1050-209 Lisboa

TL 216 053 208 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.