Continua o 34º Congresso da WACS, na simpática e agradável cidade de Santiago do Chile.
Neste dia 26, continuaram as intervenções sobre questões relativas à organização da associação com alguns detalhes sobre formação. Ao almoço fomos surpreendidos com uma refeição extraordinária oferecida pela Delegação da Noruega. Este país é candidato a organizar o 36º Congresso, a realizar em 2014.
O almoço foi constituído essencialmente por peixes: salmão, bacalhau fresco e salgado, sardinhas e outros peixes, apresentados em buffet e com apenas um prato de carne e as sobremesas com uma especialidade local de Inverno, com maçã, e uns crepes com compotas de frutos vermelhos.
O dia foi particularmente importante para o nosso concorrente Júnior, Jorge Fernandes, que conheceu o “cesto surpresa” e, a partir daí, elaborar um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Depois de reflexões cuidadosas, e perante as mercadorias disponíveis, elaborou o seguinte menu:
Terrina de Robalo, ceviche de Ostras e Vieira salteada
Bife Assado com Alecrim sobre vegetais salteados, Bovino estufado com Portobello
Bolo quente de Chocolate com Pistácios, parfait de Mascarpone, concassé de Framboesas
As tarefas de organizar a prova, que decorre neste momento, foram delicadas e teve o apoio dos Chefes da Delegação Portuguesa. Tinham que ser elaboradas as receitas e todos os detalhes relacionados com a confecção e apresentação. Ficámos todos a torcer para a boa prestação do Jorge.
© Virgílio Nogueiro Gomes