Realizou-se em Bragança dia 21 de Novembro de 2009 o Capítulo do Outono da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O encontro aconteceu na Praça da Sé e depois, chamados pelos tradicionais gaiteiros, dirigiram-se ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Aí fomos acompanhados pela Pintora na área onde se encontram em permanência obras da sua autoria e pelo Director do Centro, Jorge Costa, à exposição temporária de João Cutlileiro

 

captulo bragana 001.jpg

(Os meus afilhados José Cordeiro e António Bóia antes de sentirem a protecção da capa)

 

captulo bragana 004.jpg

(Graça Morais apresentando a sua pintura)

 

Depois seguiu-se para o Auditório Municipal Paulo Quintela onde decorreu o Capítulo. Foram confirmados Confrades Noviços em Confrades Irmãos e entronizados novos Confrades Noviços. Destes eu tinha dois afilhados que apresentei. Depois de Rui Paula são os novos Confrades que são profissionais de cozinha. Os que me conhecem sabem que defendo que não há forum de discussão de gastronomia sem a presença dos executores das Artes Culinárias. Por isso me empenhei em apadrinhar a entrada destes dois novos menbros que têm já um curriculum invejável e que sempre se empenharam na promoção dos nossos produtos.

 

 

captulo bragana 016.jpg

(Os meus afilhados já felizes,  e sérios, com o peso da capa)

 

Finda esta cerimónia, realizou-se uma parte do Capítulo destinada ao grupo exclusivo dos Confrades de direito que decorreu de forma rápida e de absoluto consenso em relação à votação dos orgãos dirigentes para o próximo triénio.

De referir que a Confraria anunciou que o próximo ano será dedicado à Biodiversidade.

Como em todos os Capítulos seguiu-se um almoço no Restaurante Geadas. Quem vir o capítulo dos Restaurantes deste SITE, ficará a saber o que penso deste restaurante.

Do repasto constou um Ensopado de Repolgas, excelente, um Caldo de Perdiz com Cuscos Caseiro, Javali e uma Variedade de Doces locais. Durante o almoço foi distrubuído o exemplar nº 3 da revista Bebes.Comes que é já um ícone da qualidade desta Confraria.

(C) Virgílio Nogueiro Gomes