Tarte D. Isabel, da Lourinhã

 

pevid1

Tarte D. Isabel

 

Esta receita é uma criação recente e prova que a imaginação, e o cuidado, ainda não se perderam, e tem também uma mensagem em relação a um termo que recentemente muito ouvimos que é a sustentabilidade. Costumo dizer que se fala em sustentabilidade (alimentar) porque deixou de ser dada a educação básica nessa área. Tive a sorte de nascer e ser educado na província quando não havia restos de alimentos, e os poucos que aconteciam iam diretamente para o balde/tacho para alimentação do reco, esse verdadeiro “mealheiro da economia doméstica”, como lhe chamava o Abade de Baçal.

Isto a propósito do produto especial desta tarte: as pevides de abóbora. E o melhor é a surpresa gustativa de quando se come! E começo por explicar a denominação desta tarte. Esta tarte é uma homenagem a Dona Isabel Mateus (1950-2021), fundadora do GEAL – Museu da Lourinhã que se transformou num dos melhores museus paleontológicos da Europa.

 

pevid2

Vista de uma fatia onde se descatam as duas texturas

 

A autora da tarte que incluiu um dos principais produtos da região que é a abóbora, que tem um festival a ela dedicado, e nasceu a Torta D. Isabel no Festival da Abóbora de 2018. Foi inspirada na tradicional tarte de amêndoa que se faz em todas as regiões deste país. A Lourinhã é também muito conhecida por produzir a famosa Aguardente DOC Lourinhã e foram criados vários doces onde também entra a aguardente como por exemplo na “Torta Catela”, no bolo “Pedro & Inês com ló, e os “Bombons de Aguardente DOC Lourinhã”.

 

 

pevid3

Tarte individual

 

“A sua base crocante é feita de massa areada, completada com um recheio suave de abóbora (em creme) e finalizada com uma cobertura crocante de pevides de abóbora, polvilhada com açúcar em pó e canela…”, eis como a autora da tarte, Sílvia Baptista, descreve a sua criação.

A tarte é servida pronta em tamanho tradicional das tartes, e em formato individual, em caixa com dois exemplares.

 

 

pevid4

Tartes individuais e respetivas caixas

 

Para além de ser confecionada e servida em:

 - Doce Lourinhã

Rua Dr Francisco Sá Carneiro, 22 A

2530-108 Lourinhã (912 196 569)

Também se encontra à venda em:

 - Mercearia Criativa

Avenida Guerra Junqueiro, 4ª

1000-167 Lisboa (218 485 198)

Bom Apetite e Boas Férias.

© Virgílio Nogueiro Gomes

 

 

pevid5