Receita do famoso EMPADÃO DE BACALHAU
O nome da receita é, simplesmente, Empadão de Bacalhau. A denominação de famoso é minha pelo sucesso que esta receita, confecionada, adquiriu. Muitas vezes servido em minha casa, a receita foi por mim criada em 1993 para uma edição da revista Marie Claire que deixou de se publicar em Portugal. Nos últimos dois a três anos da edição portuguesa, as páginas de culinária eram por mim preparada e com a excelência de imagens com as fotografias de Adriana Freire, minha boa amiga. Dirigia a revista Inês Pedrosa, de que me tornei amigo.
Esta receita fazia parte de um grupo de cinco, a pensar nas donas de casa modernas que gostam de servir refeições em casa, mas nem sempre lhes sobra tempo, e imaginação. A ideia foi criar receitas cujos produtos não necessitassem de grandes preparações, e que pudessem estar quentes à chegada dos convidados. Uma das minhas preocupações foi a de poder levar para a mesa o utensílio no qual se fez a confeção. O utensílio mais brilhante é a cataplana, local onde tudo se deve colocar em cru, deixar ao lume cerca de vinte minutos e depois vai para a mesa. Colocada sobre base própria é olhar para o ar de satisfação dos convidados quando se abre a cataplana e se sente o cheiro.
Neste empadão a surpresa vem com o servir e poder arregalarem-se com as diferentes camadas. Eis a receita que publiquei em 1993:
EMPADAO DE BACALHAU 4 pessoas
2 Postas de bacalhau (compradas congeladas e dessalgadas), 1 Cebola grande, 1 Pimento amarelo, 1 Embalagem de espinafres (já lavados), 1 Embalagem de cenoura baby, 1 Embalagem de puré de batata, 2 dl de azeite, 3 Ovos, Leite, Manteiga, Noz-moscada, Sal, Pimenta, Pão ralado.
PARA O EMPADAO:
Coze-se diretamente o bacalhau congelado, ou demolhado, em água abundante. Depois de cozido, retiram-se as peles e todas as espinhas, e separa-se em lascas.
À parte cozem-se os espinafres e cenouras em micro-ondas, ou diretamente em água com sal. Cozem-se os ovos e deixam-se arrefecer.
Coloca-se uma frigideira ao lume com azeite, a cebola cortada às rodelas, e o pimento cortado às tiras. Quando a cebola ficar transparente juntar o bacalhau e deixar alourar ligeiramente.
Entretanto prepara-se o puré de batata (instantâneo) enriquecido com leite e manteiga a gosto e deverá também juntar um pouco de noz-moscada, ralada na hora.
Barra-se um pirex com manteiga e coloca-se a metade da quantidade de puré, forrando todo o fundo do pirex. Coloca-se a cebolada com o bacalhau, os espinafres, as cenouras e os ovos cortados às rodelas. Rega-se tudo com o molho que ficou na frigideira. Cobre-se com a outra metade do puré e alisa-se com uma espátula. Polvilha-se com pão ralado e colocam-se umas nozes de manteiga. Leva-se a forno muito quente até que a manteiga esteja derretida e o pão ralado comece a ficar tostado.
Para enriquecer pode juntar-se à cebolada, camarão ou berbigão que dá mais gosto. Pode enfeitar com pão ralado e queijo ralado.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Empadão de bacalhau prático e versão atual
1º Barrar bem com manteiga o recipiente de ir ao forno (pirex)
2º Colocar camada de puré de batata (faço só com água e depois amacio com bastante manteiga, batendo bem para ganhar ar, e ficar mais cremoso, e tempero com noz-moscada – depois de várias experiências o melhor é o da Maggi)
3º Camada de espinafres salteados com pouco azeite, e temperados com gengibre em pó
4º Camada de cebolada (cebola transparente, sem escurecer)
5º Camada de bacalhau (Riberalves) lascado previamente cozido e retirada pele e espinhas
6º Camada de camarão cru selvagem Pescanova (apenas passado na frigideira para perder a água) temperado com gengibre em pó, e ou miolo de berbigão ou ameijoas
7º Colocar rodelas de ovo cozido
8º Camada de puré de batata, alizar com espátula e polvilhar com pão ralado, colocar nozes de manteiga ou queijo ralado
9º Levar a forno bem quente (180º) durante cerca de quinze ou vinte minutos ou até o pão ralado escurecer
Esta preparação e montagem pode ser feita de manhã, e guardar no frigorífico. Retirar diretamente para o forno e servir em estojo de encaixe do pirex.
Bom Apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes
As marcas citadas no texto não apoiaram esta publicação, são escolhas do autor.
Esquema de montagem do empadão