Vinhos do ALGARVE
Lembro de há muito tempo pouco se falar dos Vinhos do Algarve. Mais difícil ainda encontrá-los em restaurantes fora da região. Muitos turistas estrangeiros sentiam-se felizes, e animados, a beber sangrias feitas com vinhos locais! Após alguns anos de aperfeiçoamento dos vinhos em relação à qualidade, os Vinhos do Algarve apresentam-se agora com grande pujança. A Comissão Vitivinícola do Algarve decidiu criar uma imagem para a divulgação dos vinhos e organizou um evento para comunicar a estratégia para os dois próximos anos e apresentar alguns dos vinhos para os quais alguns chefes de cozinha criaram pratos para composição elegante do gosto.
Dos vinhos do Algarve identificamos a origem de Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro e Tavira. Para acompanhar estes vinhos foram convidados três chefes de cozinha para uma “maridagem” ideal: Noélia Jerónimo, Bertílio Gomes e Rui Silvestre. Eis os pratos com os vinhos:
Os vinhos do almoço
Gaspacho com Muxama
Morgado do Quintão, Palhete rosado, 2018
Canja de lingueirão
Marcha Légua, Malvasia Fina 2016
Atum com Ostra
Marcha Légua, Malvasia Fina 2016
Tártaro de Carapau
Barranco Longo, Blend Branco, 2018
Xerém de Conquilhas
Quinta do Francês, Branco, 2018
Raia
Quinta do Francês, Branco, 2018
Carne de Porco “À Alentejana”
MDV Syrah & Viognier, 2017
Pau Roxo
Cabrita, Negra Mole, 2018
Beterraba com Ananás
Cabrita, Negra Mole, 2018
Para terminar em bem e em bom, doces algarvios para degustar e abusar, confecionados pela artesã Fátima Soares de Lagos.
© Virgílio Nogueiro Gomes